“Baggio chutou fora!!!! Brasil é tetracampeão do mundo!!!” Quem estava lá, com os olhos grudados no televisor, lembra bem dessa frase.

Em um segundo, conquistamos a quarta estrela. Em um segundo, Baggio se tornou o exemplo máximo da falta de concentração. Também demonstrou que controlar a mente e manter a calma é essencial para uma melhor performance no futebol.

Em 19 anos de carreira, o jogador italiano cobrou 113 pênaltis. Marcou 101. Quase 90% de aproveitamento. No campeonato italiano, converteu 88,6% das suas cobranças. Que fique registrado que nem Maradona registou essa percentagem na mesma competição (88,1%).

Os números comprovam que o jogador tinha toda a capacidade do mundo para marcar aquele gol. Mas bem no dia em que Baggio precisou explorar essa habilidade, falhou.  

O que será que aconteceu?

O controle da mente para melhor performance no futebol

A concentração é considerada uma das variantes que influenciam o psicológico de quem joga futebol. Outras são: autoconfiança, ansiedade e motivação.

Claro que cada pessoa reage diferente às pressões. Ou seja, o que incomoda uns pode ser o mesmo que motiva os outros.

Trabalhar cada uma dessas vertentes ajuda a controlar a sua mente durante o futebol. Vamos tratar cada uma delas separadamente.

Como aumentar a sua autoestima no futebol

Entrar em campo com a confiança abalada é um dos sinais de que você precisa melhorar seu futebol.

A chave para melhorar a sua autoestima (e o seu futebol) é reprogramar sua mente sobre o que você pensa acerca de si mesmo.

Ser mais positivo consigo mesmo o coloca no caminho de uma autoconfiança melhor em campo. Outras atitudes que podem ajudar:

  • Listar suas principais habilidades;
  • Ter um registro do seu desempenho durante as partidas;
  • Estabelecer metas.

Como controlar a ansiedade em uma partida

A prática regular de exercícios ajuda a lidar com a ansiedade, ou seja, jogar futebol constantemente é um dos benefícios para o controle e, por consequência, do aumento da qualidade de vida.

Respirar fundo e calmamente antes de entrar em campo é também outra estratégia para amenizar a ansiedade. Outras dicas que podem ajudar são:

  • Concentrar-se na partida, sem distrações;
  • Manter os pensamentos positivos;
  • Mudar sua atitude frente ao problema.

O futebol pode ensinar muito sobre motivação para a sua vida. Mas nem sempre é uma via de mão dupla.

Como garantir a motivação necessária para jogar um futebol melhor?

Uma forma de fazer isso é ter acesso a informações sobre seu desempenho na partida.

Saber qual foi seu posicionamento no jogo, qual a distância percorrida ou a sua resistência ajuda no autoconhecimento.

Ainda possibilita antecipar suas jogadas e entrar em campo munido de informações que o ajudam a dar o seu melhor em campo.

Naturalmente, a motivação vai aparecer.

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