A derrota do Palmeiras para o Água Santa, no Paulista em 2016, deu o que falar. Além do placar de 4 a 1, muitas pessoas questionaram, nas redes sociais, sobre o top que os jogadores usaram durante o jogo. O que era aquela peça de vestuário estranha?

O top, na verdade, carregava um GPS para monitorar o desempenho dos atletas dentro do campo. Com informações sobre sua movimentação (mapa de calor), distância percorrida e resistência física, a equipe técnica pode desenvolver um trabalho adequado ao resultado de cada jogador.

Às vezes, só de receber uma análise detalhada de como foi seu desempenho em campo, os jogadores já demonstravam uma grande melhora na performance.

Usar GPS para coletar dados da atuação do jogador não é exatamente uma novidade no mundo do futebol profissional. Ibrahimovic a utiliza por pelo menos quatro anos. Aqui no Brasil, alguns clubes como o Atlético-MG e o Internacional também adotaram o top e o GPS há algum tempo.

Por ser uma  ideia excelente, é natural que sua implantação esbarre em um alto custo: estima-se que para oferecer o GPS para 30 jogadores, os clubes precisem desembolsar em torno de 55 mil dólares – além das taxas de importação.

Como a Joga democratiza o acesso à informação

Futebol é um esporte igualitário.  Apenas com uma bola e dois gols (que podem ser desde traves oficiais até chinelos de dedos) se faz uma partida. Então porque a informação sobre o desempenho dos jogadores não pode ser tão democrática quanto? Afinal, para se coletar os dados de performance, tudo que precisa-se é de um colete e de um GPS.

Então, nasceu a provocação: Criar um produto que ofereça essa tecnologia de ponta às pessoas praticantes do futebol não profissional. Mas como?  

A resposta estava o tempo todo diante dos nossos olhos. Ou melhor, nas nossas mãos ou nos nossos bolsos.

Todo mundo tem um celular. E dentro de cada smartphone tem um GPS. Por que não criar um aplicativo e assegurar às pessoas comuns, como nós, como vocês, o acesso aos dados do seu desempenho em jogo? E assim, nasceu a Joga.

Por que a Joga vai mudar o seu futebol

A Joga é o primeiro aplicativo para mensurar os dados do futebol não profissional. A ideia é simples: baixar o aplicativo e usá-lo durante uma partida. Com o uso do Colete Joga, a coleta de dados se torna mais precisa – além de ser mais confortável. Também desenvolvemos uma versão para os smartwatches, disponíveis tanto na AppleStore quanto no GooglePlay

No final, o usuário tem à sua disposição dados de sua partida, como resistência física, distância percorrida, tempo gasto na defesa e no ataque, consistência tática, posição principal durante a partida, desgaste e qual foi seu ritmo durante o jogo.

Com isso em mãos, abrem-se infinitas possibilidades: melhorar o desempenho, aprender sobre seu estilo de jogo, trabalhar o condicionamento físico, o acerto de passes, descobrir qual é seu melhor lado, qual a sua posição mais produtiva…

Com as mesmas informações utilizadas pelos seus ídolos, todo jogador de futebol não profissional agora pode se autoconhecer e jogar bonito – cada dia mais próximo de uma performance de elite.

Permitir que todos possam desfrutar da mesma experiência que os maiores jogadores do mundo é uma das motivações da nossa equipe. Esse é um dos motivos que nós somos apaixonados pelo Joga. E por isso que depois de utilizar pela primeira vez, você também será.

Você tem algum relógio inteligente ou pretende ter? Responda o questionário e receba em primeira mão o novo aplicativo.