O seu sonho era aprender a jogar futebol profissionalmente. Ser o próximo Ronaldo ou Neymar.

Mas, com os anos, se tornou um esforçado atacante da pelada e um grande craque no churrasco pós jogo. Você não é o único.

Porém, você pode se tornar o camisa 10 entre os seus amigos e se aproximar de uma atuação profissional.

Lembramos que a preparação extra campo de jogadores profissionais é extremamente desgastante.

Qualquer atleta de alto rendimento faz diversos sacrifícios para chegar ao resultado esperado.

Você não precisa de tanto esforço assim, mas pequenas mudanças de hábito podem elevar consideravelmente o seu nível.

Vamos te mostrar algumas dicas simples que farão você aprender a jogar futebol melhor e atingir um nível mais próximo do profissional.

Como aprender a jogar futebol como um profissional?

#1 Não deixe a musculação de lado

A preparação física é fundamental. Para que você tenha a explosão do Neymar e a força no chute igual o Roberto Carlos é preciso, por exemplo, investir na musculação.

O trabalho de fortalecimento principalmente de membros inferiores (pernas) é essencial para o ganho de velocidade, força e resistência.

Um estudo revelou que atletas que faziam agachamentos, por exemplo, tinham mais impulsão e arranque em relação aos que não realizam esse exercício.

O treino de força é uma necessidade não só do futebol profissional, como também do amador.

É importante intercalar dentro da sua semana de jogos os treinamentos específicos. Por isso, procure um educador físico, treine de forma correta e voe em campo.

#2 Faça um esforço e alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada também é uma das chaves para o bom desempenho durante o jogo.

Através de uma dieta equilibrada é possível diminuir o cansaço, aumentar o tempo de atividade intensiva, como futebol, e recuperar os músculos depois de uma partida. Ou seja, um ganho de saúde e tanto, não?

Invista em carboidratos de baixo índice glicêmico (como batata-doce) antes dos treinos. Já no pós, coma proteínas e carboidratos simples. Faça refeições fracionadas com bastante frutas, verduras e legumes. Hidrate-se muito.

Agora, sabemos que você não pode ficar 40 dias sem fritura. É difícil. Em momentos de comemoração, após um jogo complicado ou após aquela classificação suada no campeonato, é importante permitir esses momentos de prazer.

Ou seja, aquele churrasco para comemorar o resultado da rodada de quarta a noite do campeonato amador ainda está liberado.

E não é a gente que está dizendo isso não.  Essa é a orientação da nutricionista da Seleção Brasileira na Copa de 2014.

#3 Alongue-se em TODOS os jogos

Essa prática deve ser seguida por pessoas de qualquer idade, não há contra indicação. Ainda mais dentro da prática esportiva.

O alongamento é um consenso dentro da medicina esportiva como prática que evita lesões e aumenta o rendimento dentro de campo.

Com alguns exercícios, você ganha flexibilidade, estica os músculos e protege as articulações para as mais diversas situações de jogo.

O ideal é alongar-se antes de entrar em campo e depois do término do jogo.

É importante trabalhar todas as partes do corpo, membros inferiores e superiores. Somente assim a sua musculatura estará preparada e aquecida para realizar as jogadas.

#4 Fique atento ao seu posicionamento

Saber o que fazer em campo e não correr de forma errada, desperdiçando energia, são qualidades de jogadores mais experientes.

Porém, a tecnologia pode te ajudar nisso também. O app Joga+ disponibiliza gratuitamente um Mapa de Calor onde você irá saber exatamente em que parte do campo mais atuou. Existem também outros apps que todo jogador de futebol amador deveria usar.

Com o Joga+ instalado no seu celular, você também terá acesso a outras informações, como posicionamento e distância percorrida para melhorar o seu desempenho de campo.

O autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento. Usando o Joga+ em suas partidas, você não precisa mais ser o jogador de um grande time para ter acesso ao monitoramento dos seus dados.

Baixe o  aplicativo Joga+ e eleve agora o nível do seu futebol!