Existe coisa mais séria do que o futebol semanal? A pelada é sagrada e engana-se quem acha que por ser um jogo amador, não existem regras. Por mais que o grupo para reunir os jogadores no Whatsapp seja o mais divertido de todos, se você utiliza o futebol com a galera para desestressar e começar a semana motivado, sabe que é necessário que os jogadores encarem com alguma seriedade.

E bem que gostaria que todos se comprometesse da mesma forma, afinal, por mais descontraído que seja a partida, é importante ter uma organização mínima para funcionar, até porque é um jogo sem arbitragem.

Além disso, existem as regras sociais que precisam ser traçadas e cumpridas. Como qualquer grupo, os amigos da pelada são diferentes e existem aqueles que confirmam e não faltam, como também há os que desmarcam na última hora. Como organizar sem perder a diversão?  

Estamos aqui para isso. Aqui, vamos mostrar como estabelecer regras básicas e ainda umas sugestões de apps para garantir a organização sem estresse. Confira.

Regras básicas para organizar o futebol entre amigos

Na vida, nem todas as regras precisam estar escritas em pedra para serem entendidas e quando reunimos amigos para jogar bola isso fica bem claro. Quem aqui já leu algum regulamento explicando o que pode ou não pode dentro de uma pelada?

No entanto, se sua equipe ainda é totalmente juvenil no assunto, listamos alguns pontos interessantes que precisam ser discutidos. Assim, todos ficam em comum acordo e param o jogo somente quando for necessário.

1) Escolha dos times

Quem vai escolher a equipe? O que seguir a hora de escolher os times? Como não existe uma regra para definir de um modo geral, existem algumas sugestões para organizar esse ponto:

  1. Os melhores jogadores escolhem seus times;
  2. Os últimos a recusarem escolhem os times;
  3.  Seis para cada lado;
  4. 18 pessoas formam três times (ideal para três horas de jogo).

2) Faltas

E as faltas? Sem um juiz, fica difícil definir um critério para parar o jogo. Aqui cabe o bom senso da equipe como um todo: jogador no chão ou colega machucado é motivo de sobra para a bola deixar de rolar momentaneamente . E ofender a mãe do amigo? Normalmente é falta. Depende do clima e intimidade da equipe. A ideia é reunir todos os jogadores antes de todas as partidas e alinhar. Times que jogam sempre juntos, definem regras para faltas, naturalmente.

3) Tempo de jogo

Assim como as regras para a faltas, uma boa conversa antes da partida pode definir o tempo, como 10 minutos, por exemplo. Tem equipes que gostam do estilo hardcore, quando todos estão esgotados ou quando apagam a luz do campo. Vai de cada um, importante é apenas combinar antes.  

4) Impedimento, lateral e escanteio

A lateral é quando a bola passa pela linha, simples. Pode ser cobrada com as mãos e com os pés. Já o escanteio é quando a bola passa pela linha de fundo. Ou quando todo mundo vê que passou. Normalmente, é cobrado com as mãos no campo e com os pés no futsal. E o impedimento? Todo peladeiro aprende a ser honesto desde muito cedo. O juiz fica na própria consciência então a regra é confiar nos amigos e acreditar que ninguém vai querer levar vantagem.  Não tem jeito.

Apps para facilitar a pelada semanal

Existem apps para organizar o futsal e adicionar mais diversão à pelada com a galera. São aplicativos considerados úteis para os responsáveis por organizar o futebol semanal, adicionar funcionalidade extras, como desempenho e análise de dados e até manter o controle dos pagamentos.

Separamos algumas opções:

  1. Fintta

Esse app notifica sempre que alguém confirma ou dispensa a presença no jogo – que ajuda e muito para não perder tempo. Ainda possui uma funcionalidade de planejamento financeiro, em que é possível gerenciar e ver quem já pagou e realizar as cobranças necessárias.  

  1. Peladeiros

É um app bem completo e ajuda a tornar a pelada mais profissional. Além de contabilizar os pontos, permite marcar quem recebeu vermelho, amarelo ou quem marcou os gols. Também conta com um módulo financeiro, para administrar receitas e despesas. Sempre mostrando quanto que existe no caixa.  

  1. Apitador

Além de ser possível reservar quadras, você pode confirmar se vai ou não pelo aplicativo – que manda notificações para todos os jogadores. É possível também montar seu perfil: quem curte ser um jogador profissional, pode selecionar  modalidades como ataque, habilidade, defesa e força e dar uma nota.

  1. Joga+

Joga+ é um aplicativo para smartphone que rastreia via GPS todos os esforços do atleta durante uma partida de futebol, seja no campo, na quadra ou society.

O aplicativo faz a avaliação de dados como número de calorias queimadas, mapa de calor, posicionamentos durante o jogo, distância percorrida, consistência tática, índice de resistência, desgaste e receba a sua nota no final da partida. Use seus resultados estatísticos, acompanhe sua evolução, encontre motivos para jogar mais e conquistar novas vitórias, podendo elevar o seu futebol para um nível profissional. Baixe aqui o nosso aplicativo e conquiste a sua melhor performance no futebol.

Se você acha que esse post não ajudou a te organizar a pelada, dá uma fuçada em outros que já escrevemos. O blog da Joga+ possui diversas dicas de como organizar o futebol com a galera. Segue algumas das nossas sugestões:

Nós da Joga+ queremos que o futebol amador tenha as mesmas possibilidades do profissional. Acreditamos que jogar em grupos, além de gerar benefícios para a saúde, traz vantagens das esferas pessoais e sociais. Por isso, sempre estamos falando sobre isso! Siga as nossas redes e fique por dentro do que está sendo discutido no blog.