Entenda como esses dados podem fazer diferença na montagem do treino técnico de cada jogador e como o JogaPro faz esse cálculo

Os clubes brasileiros de futebol possuem uma ideia sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada no acompanhamento da intensidade do treinamento para cada jogador. Mas alguns clubes têm certeza.

Desde o final de novembro, no começo da pré-temporada, 16 dispositivos da Samsung, localizados nas costas dos jogadores, coletam dados relevantes diariamente de um clube na primeira divisão do Paulistão. Os números oferecem cenários reais, como as estatísticas da carga (baseada no acelerômetro) e da distância percorrida (baseada no GPS) de cada jogador em cada atividade.

Assim, o fisiologista, o preparador físico e toda comissão técnica conseguem aumentar – ou diminuir – a carga de cada atleta de maneira personalizada. E trabalhar para que cada atleta consiga atingir o auge da sua condição física em campo.

Quer saber como o JogaPro ajudou a comissão técnica com essa análise?

Como analisamos a diferença da distância total percorrida entre os jogadores em um mesmo treinamento

Selecionamos os 30 primeiros treinos e amistosos para analisar o quanto, em uma mesma atividade, variam-se as estatísticas de carga e de distância entre os jogadores.

Foram realizados diferentes atividades, categorizadas em três principais grupos:

  • Treino físico: 12 atividades;
  • Treino técnico: 12 atividades;
  • Jogo treino: seis atividades.

Para cada atividade calculamos a média e o desvio padrão para os valores de carga e de distância obtidos por cada jogador. O desvio padrão nos informa o quão longe da média os atletas estiveram.

Para que as atividades possam ser comparáveis entre si, consideramos o desvio padrão em porcentagem, baseado na média. Portanto, no caso de todos os jogadores terem corrido a mesma distância, o desvio padrão é 0%. Se as distâncias começarem a variar muito esse valor aumenta.

Para ilustrar melhor, imagine que no mundo ideal, para um determinado treinamento, todos os jogadores atinjam exatamente a distância planejada pelo preparador físico. Por exemplo, 6km.

Nesse caso, durante a semana, o profissional continua preparando as atividades, igualmente para todos atletas, sem nenhum problema, pois no final da semana todos terão atingido a distância total desejada na semana.

Porém, no mundo real, cada jogador tem uma intensidade diferente, dependente de outras variáveis como a posição, a disposição física, fatores psicológicos… Então é muito importante que o acompanhamento seja individualizado e os treinamentos, personalizados. Apenas assim cada atleta conseguirá atender a demanda planejada pelo preparador físico e pelo técnico.

Voltando ao clube do Paulistão…

Fizemos um compilado do desvio padrão (em porcentagem) para cada uma das 30 atividades e avaliamos o comportamento para cada um dos grupos predefinidos (treino físico, treino técnico e jogo treino).

Para treinos físicos, o desvio padrão médio ficou em torno de 8 a 9%, indicando que a maioria dos jogadores tendem a ter uma carga ou distância 9% acima ou abaixo da média. Neste tipo de treino, isso é mais compreensível, visto que muitos deles são controlados com cones e os jogadores tendem a fazer movimentos similares.

Para os treinos técnicos, o desvio padrão médio ficou entre 14% e 17%. Nesses casos, imagine que a distância média percorrida pelos jogadores foi de 4 km. Teríamos alguns atletas correndo apenas 3,3 km enquanto outros chegam a 4,7 km. Passa a ser uma diferença mais significativa, principalmente, se considerarmos um acumulado durante a semana.

Para os jogos-treinos esse número é ainda maior, com um desvio padrão médio entre 21 e 23%. Nestes exercícios, no entanto, isso é mais comum dada a variação da exigência física em cada posição. Por isso é importante monitorar cada jogador individualmente, para que seja feita a recuperação adequada para cada atleta.

Conclusão: o desvio padrão médio considerando todas as atividades ficou em 13,2% para a carga e 15,2% para a distância. Ou seja, dois diferentes jogadores podem chegar, em média, a 30,4% de diferença na distância percorrida. Isso porque um pode ficar 15,2% acima da média e o outro 15,2% abaixo da média.

Quer uma consultoria de como incorporar o JogaPro no dia a dia do clube?

Podemos montar um plano que considere os profissionais dentro do clube, um orçamento de tecnologia de baixo investimento e um atendimento próximo para garantir que se aproveite muito bem todos os dados. Se ficou interessado nos chame pra conversar no Whatsapp (48) 9 9193 4254 ou envie um e-mail para contato@jogamais.com.br e peça mais detalhes.