Sabe quando seu time martela o adversário o jogo todo, faz o goleiro deles trabalhar mais que o médico do Valvídia (ex- Palmeiras) e mesmo assim a bola insiste em não entrar?  

Ou então a sua defesa que sofre poucos gols, mesmo o adversário criando inúmeras oportunidades?

O senso comum aponta a resposta para uma direção: sorte. Definitivamente um pouco de sorte não faz mal a ninguém, mas nesse caso, a matemática e os números têm mais importância do que aquele trevo de quatro folhas que você guarda com carinho na carteira.

Sim, amigos, podemos afirmar que é possível projetar o saldo de gols antes de uma partida.

Como sabemos? Bom, apesar do Joga+ não propor modelos probabilísticos, o tema faz parte do rol de expressões que compõem a análise de desempenho relacionado ao futebol.

Por isso, nesse post vamos falar sobre o saldo esperado de gols para você, leitor, ficar cada vez mais por dentro de como números podem mudar a sua maneira de enxergar o jogo.

Quem calcula o saldo de gols antes de uma partida?

Se o Joga+ não faz modelos probabilísticos, quem faz? Existem muitas pessoas (amantes) do futebol que passam a vida literalmente pensando sobre isso. E que realmente chegam a conclusões bem interessantes sobre o assunto.

Pelo mundo afora, existem diversos sites e páginas que disponibilizam diferentes modelos probabilísticos de saldo de gols.

Um deles é o portal Five Thirty Eight, associado ao gigante televisivo ESPN. O site foi criado em 2012 por um jornalista que revolucionou os prognósticos eleitorais graças às suas análises de pesquisas do New York Times.

Apenas há quatro anos que os jornalistas mergulhados no big data notaram um interesse por dissecação de estatísticas relacionado a futebol. Vale a pena dá uma olhada no que os caras andam aprontando.

Aqui no Brasil, também têm uns loucos. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza um trabalho interessante sobre probabilidades no futebol desde 2005.

O matemático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tristão Garcia, também é conhecido no meio com o site InfoBola.  E o pessoal do Globo Esporte tem uma estreita parceria com o Chance de Gol.

Mas como projetar o saldo de gols esperados antes da partida?

O Projeção de Gol é um blog bem didático que explica através do xG a probabilidade de uma finalização resultar em gol. Vamos utilizá-lo para mostrar como funciona a projeção na prática.

O pênalti é uma maneira didática para exemplificar. Sabemos que a penalidade máxima é a maior chance de um gol ser marcado, certo? O espaço entre as traves é grande e apenas uma pessoa pode atrapalhar: O goleiro.

Um velho didático futebolístico diz que pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente.

Existem modelos probabilísticos que atribuem para o pênalti um xG perto de 0.81. Ou seja, cerca de 81% das vezes que um pênalti é batido é convertido em gols.

Em outro exemplo prático, uma falta alçada de longe para a marca do pênalti possui um xG de 23%. Número relativamente bom, mas bem menor que um lance como o pênalti, por exemplo.

A partir destas probabilidades obtidas para várias situações de jogo, pode-se construir um modelo probabilístico do time A contra o time B para prever, ou explicar, o resultado de uma partida.

É possível usar os dados para prever o que aconteceria, por exemplo, se o time A chutasse mais vezes de fora da área, dado que os números de gols tomados pelo time B é alto. Um xG que indicasse que a partida terminaria 1.7 x 1.3 dá como mais provável o resultado 2×1 para esta partida.

Entendeu mais ou menos como funciona?

Pois é, o futebol mudou. E nós precisamos acompanhar essas constantes evoluções. E se você quiser acompanhar também, continue lendo o nosso blog!

Acompanhe o blog do Joga e esteja por dentro das informações sobre análise de dados no futebol!