O futebol é um esporte que aumenta consideravelmente a qualidade de vida. A lista dos benefícios é longa e além das vantagens de todas as atividades físicas, podemos acrescentar: melhora da coordenação, estímulo da cognição, fortalecimento dos principais grupos musculares e incentivo do trabalho em equipe.  

Por isso, para ser um bom jogador é necessário desenvolver resistência aeróbica, anaeróbica, força, velocidade e flexibilidade.  Em outras palavras, condicionamento físico. Além disso, é importante possuir algumas habilidades essenciais como chutes e saltos. Sobre essa parte, temos vários conteúdo interessante aqui no blog do Joga+.

Neste aqui, vamos falar especificamente de como ganhar condicionamento físico no futebol. Os seis exercícios a seguir são uma boa pedida e pode ser realizado sozinho ou com grupos de até 30 pessoas. Utilize no treino com a galera e aumente ainda mais a motivação do time.

06 exercícios para ganhar condicionamento físico no futebol

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina. Veja abaixo uma sugestão de treino:

#1) Aquecimento muscular

Comece com um  trote leve de aproximadamente 15 minutos ao redor do campo. Depois, faça atividades dinâmicas como saltos, polichinelos, agachamentos, mudanças de direção, arrancadas e depois, chutes, matadas no peito, cabeçadas e outras situações de jogo.

#2) Escada de agilidade

Sabe aquelas cordas que parecem uma amarelinha usadas em treinos funcionais? Elas são perfeitas para um deslocamento linear (de dentro para fora) e melhorar ainda mais a agilidade. Uma sugestão é fazer de 10 a 20 repetições.

#3)Pratique corrida

Meia hora de corrida é o suficiente para você melhorar seu condicionamento físico no futebol. Intercale cinco minutos de corrida suave, 20 minutos de intensos e cinco de suaves.

#4) Cone de agilidade

Utilize oito cones, um ao lado do outro, espalhados em paralelo ou em pares, com uma distância mínima de três passos largos entre eles. Na sequência, corra em volta de cada um, fazendo um movimento de zigue-zague. Faça repetições de três a quatro série, com 30 repetições, indo e voltando.

#5) Pilometria

Isso significa pular igual a um sapo, em cinco séries de 10 pulos distantes. Pratique uma vez por semana. Não existem dúvidas de que é uma excelente maneira de ganhar condicionamento físico no futebol.

#6) Barreiras de salto

Coloque uma barreira de salto, uma em frente da outra. Salte entre elas com as pernas juntas intercalando com ou sem intervalo. Faça de duas a três séries com 10 repetições.

Pareceu difícil incorporar esses exercícios na sua rotina diária? Crie treinos coletivos. Aproveite para reunir os amigos, fortalecer o laço e conhecer novas pessoas. Além da interação social, o futebol cria o compromisso do esporte coletivo e é um dos poucos esportes que podem virar um hábito facilmente.

A pelada regular e estabelecida semanalmente com seus amigos pode ser um dos primeiros passos para melhorar o condicionamento no futebol e ter uma vida mais saudável.

Para tornar a prática do esporte mais fácil e aumentar ainda mais o desempenho, pode contar o app do Joga+. Nosso aplicativo oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações que um profissional.

Tenha os seus dados em mãos, durante e depois da partida e consiga tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho. Seu jogo torna-se mais divertido além de aproximar sua equipe dos grandes times profissionais!

Joga+ é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Você tem algum relógio inteligente ou pretende ter? Responda o questionário e receba em primeira mão o novo aplicativo.