Algumas vezes, pensamos: será que é possível jogar futebol melhor? Sempre quando assistimos a um jogo do Barcelona ou Real Madrid ficamos imaginando como Messi e Cristiano Ronaldo conseguem fazer aquelas jogadas inacreditáveis.

Afinal, como o Ronaldinho Gaúcho sabia que seu companheiro estaria livre, sem ao menos olhar para o lado?Os mais antigos diziam que Pelé tinha um “olho na nuca”,  tamanha a sua capacidade de visão periférica e noção de espaço dentro do campo de jogo.

Claro, algumas pessoas nasceram com o dom natural de realizar aquelas tarefas. A habilidade desses craques é invejável.Mas para simples mortais, como nós, existem algumas técnicas e simples orientações que podem elevar o desempenho e te fazer jogar futebol melhor.

Aqui nesse post, nós vamos te mostrar algumas técnicas para jogar futebol melhor que não são muito discutidas. O que acha de colocá-las em prática, a partir de agora?

Técnicas para jogar melhor futebol que talvez você não saiba

#1 – Aprimore sua visão periférica

A visão periférica te permite enxergar o jogo de outra forma. Ou seja, expande o seu campo de visão.

Com essa habilidade, um jogador consegue prever a antecipação do marcador ou encontrar um companheiro desmarcado, sem precisar deslocar todo o corpo para isso.

Pode parecer besteira, mas, esses segundos economizados fazem a diferença entre um passe para o gol decisivo.

Mas como estimular a sua visão periférica?

Os boleiros tradicionais classificavam essa habilidade como um dom.

Mas um estudo conduzido na Universidade Federal de Goiás no time de juniores do Vila Nova constatou que é algo possível de desenvolvê-la com alguns simples exercícios:

  • Estimulando a visão: A rapidez da movimentação dos olhos é o que permite mudar o foco de um alvo para o outro em poucos segundos. Por isso, treine seus músculos oculares (considerados os mais rápidos do corpo). Uma boa forma é fazer embaixadinha e intercalar o olhar entre a bola e o gol.
  • Mantendo a cabeça erguida: A maioria dos jogadores apenas olha para a bola enquanto corre. Uma das maneiras de treinar a visão periférica é manter a cabeça erguida. No começo, você vai perder muitos gols e errar muitas jogadas. Mas quando aprender, vai surpreender seus companheiros com a rapidez dos passes.

#2 – Aprimore seu raciocínio rápido

A intensidade do jogo mudou ao longo do tempo. Por exemplo, é só assistir os vídeos antigos da seleção tricampeã de 1970 para notar que os jogadores tinham um ritmo totalmente diferente dos times de hoje. Agora, o jogo ganhou velocidade. Quanto mais rápida for a sua resposta de raciocínio, melhor será o seu desempenho em campo.

Para estimular esse fundamento, os grandes time muitas vezes treinam em campo reduzido. Veja como a equipe do Flamengo fez isso recentemente. Com menos espaço, você terá de improvisar as jogadas, pois terá menos tempo com a bola no pé.  Resultado: Sua criatividade e motivação serão exercitadas.

Quer fazer um treinamento em campo reduzido, no próximo jogo?

Combine com a galera dos dois times, e façam um aquecimento de 5 a 10 minutos utilizando apenas metade do campo. A ideia é brincar de “bobinho” mesmo: os jogadores passam a bola um para os outros dando apenas dois toques.

Para estimular, aproveitem e façam uma aposta! Vence o time que conseguir dar uma sequência de 20 passes sem perder a bola em nenhuma jogada.

#3 – Respirar de forma correta  

A respiração é movimento involuntário e apesar de ser vital para toda a vida, 95% das pessoas não sabem respirar corretamente. O domínio e controle dos movimentos certos da respiração facilitam a prática da corrida, diminuem a fadiga e o cansaço – além de auxiliar na recuperação e no alongamento após a prática esportiva.

O ideal é que a respiração seja feita pelo abdômen durante todo o movimento de corrida e não pela parte superior do peito. De fato, seguir essas regrinhas será difícil no começo. Mas persista! Os resultados serão ótimos lá na frente.

#4 – Exercite sua concentração

Manter o foco no jogo é algo tão importante quanto trabalhar os movimentos físicos e técnicos. Estar preparado mentalmente irá reduzir seu estresse e distrações. Será mais fácil controlar suas emoções dentro de uma partida.

A psicologia no futebol vem ganhando cada vez mais espaço e profissionais apontam que existem diversas maneiras de trabalhar essa habilidade.

É importante o autoconhecimento para saber exatamente o que tira a sua atenção e desvia o seu foco inicial.  Explorar e treinar são os caminhos que te farão um jogador mais concentrado em seu objetivo.

#5 – Movimente-se corretamente

Lembra do 7 x 1 contra a Alemanha na Copa de 2014? Então, ainda não sabemos explicar direito os motivos da histórica (e triste) goleada. No entanto, o mapa de calor daquele jogo mostrou que muitos atletas correram de forma desordenada e não guardaram a sua posição.

Saber exatamente o que fazer em campo e como realizar sua tarefa é fundamental.

Para isso, o aplicativo Joga entrega no final do seu jogo, um exclusivo Mapa de Calor por meio dos dados que foram capturadas por GPS  durante a sua partida de futebol. Nele estão informações sobre a sua atuação o que te ajudará a melhorar seu desempenho.

Vamos imaginar um cenário em que você é escalado como zagueiro, camisa 5. Subidas ao ataque, como em um escanteio ou falta, são comuns e podem ajudar o time a marcar um gol.

Mas se ao final da partida seu mapa de calor mostra uma predominância de atuação no ataque – você não cumpriu seu papel como zagueiro.

Na melhor das hipóteses, algum outro jogador teve que cobrir os buracos, desmontando toda a estrutura tática do time.Na pior das hipóteses, o ataque adversário aproveitou a falta de marcação e não teve misericórdia.

O Mapa de Calor e os dados do posicionamento farão com que seu futebol se torne mais consistente, obedecendo a tática da partida.

Então, gostou dessas dicas? O que acha de começar agora mesmo a colocar em prática?

O que acha de baixar o Joga? Estamos presentes tanto na GooglePlay (Android) quanto na AppleStore (iOS). Você terá todos os dados em mãos para poder incentivar o seu time a jogar todas as semanas. Compartilhe nas redes sociais com a hashtah #wearejoga!