O mundo mudou e a tecnologia está presente em quase todos os aspectos da nossa vida. Esportes, como tênis ou futebol americano, estão utilizando soluções tecnológicas já faz algum tempo. Por que seria diferente com o futebol? 

Porém, por ser um esporte  bem tradicional, o uso da tecnologia no futebol ainda possui alguns entraves. Muitos profissionais resistem às inovações, no entanto, a evolução dos equipamentos está, de uma certa forma, forçando a adaptação. Mesmo que seja de forma tardia em relação aos outros.

Várias inovações aplicadas durante as partidas, como o VAR, igualaram o jogo. O uso dos tablets para acompanhar os dados performáticos de cada jogador coletados por dispositivos GPS é uma amostra de como a tecnologia vai revolucionar o esporte daqui para frente.

Há cada ano que passa, a tendência é você ver a aplicação da análise de desempenho no futebol acontecendo, em tempo real, durante os campeonatos nacionais. Essa é uma tecnologia que veio para ficar e utilizá-la no dia a dia é mais fácil do que você imagina.

Aqui nesse post você vai entender como acrescentar a tecnologia para o futebol na sua vida e pode usufruir da mesma análise de desempenho que os jogadores profissionais.

Análise de desempenho no futebol: mais evoluída do que você imagina

Apesar da coleta de informações sobre o desempenho dos jogadores profissionais não ser exatamente uma novidade no meio, a análise em tempo real, é. E isso exige mais do que apenas acompanhar os dados do GPS e anotar em uma planilha. Envolve comparar as cargas dos microciclos anteriores, contrapor as distâncias percorridas, as perdas hídricas e os dados subjetivos de cada jogador.

Por isso, algumas iniciativas foram criadas para capturar os dados de forma precisa, interpretar as informações e oferecer insights fundamentais para a tomada de decisão por um custo acessível aos times e jogadores. Assim, é possível democratizar o acesso aos dados, realizar um planejamento a longo prazo e entender por completo o porquê de diversos fatores do jogo.

Uma delas é o aplicativo Joga, voltado para o futebol amador e a JogaPro, a plataforma de insights de treino para o profissional.

Análise de desempenho no futebol: mais acessível do que você imagina

Claro que não é apenas de futebol profissional que vive o brasileiro. Afinal, a Joga, uma startup de inteligência e análise de dados performáticos para futebol, surgiu justamente democratizar o acesso aos dados, realizar um planejamento a longo prazo e entender por completo o porquê de diversos fatores do jogo.

E é exatamente isso que fazemos.

Um exemplo é a JogaPro, uma plataforma onde o jogador profissional treina com o GPS e nosso software refina as informações para:

  • trabalhar a carga de forma personalizada;
  • evitar o número de lesões;
  • calcular a distância percorrida;
  • monitorar a recuperação;
  • adaptar o treino;
  • alcançar rendimentos excelentes.

E a melhor parte: é bem mais acessível do que parece à primeira vista. O aplicativo Joga oferece a viabilidade de um jogador amador ter acesso às mesmas informações de um profissional. Com seus dados em mãos, durante e depois da partida, é possível tomar decisões em nome de um melhor desempenho.

Conte conosco para revolucionar o futebol brasileiro e isso, inclui, principalmente investir nos nossos craques: como você. Afinal, ter em mãos uma das inovação tecnológica para o futebol é o tipo de experiência que te fará sentir como os melhores do mundo. E para nós, se você entra em campo, você é um craque. #wearejoga

A Joga é sua comissão técnica. Entregamos sua avaliação de desempenho no campo, na quadra ou no society. Você tem algum relógio inteligente ou pretende ter? Responda o questionário e receba em primeira mão o novo aplicativo.