Não é apenas de dribles, chutes, jogadas e gols que se vive o futebol. É necessário concentração, performance, foco e determinação, como já dissemos tantas vezes aqui no nosso blog. Claro que você, como jogador amador, deve estar cansado de saber (e ouvir) isso.

Então, vamos falar sobre algo que pode ser novo: alguns exercícios para o cérebro ajudam a desenvolver essas habilidades. E, consequentemente, melhorar o desempenho no futebol.

A ginástica para o cérebro, como é chamada por alguns especialistas, surgiu faz alguns anos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska, localizado na Suécia, comprovou que o cérebro de jogadores profissionais de futebol possui funções executivas mais apuradas do que das outras pessoas. Ou seja, seus faculdades cognitivas possuem capacidade ampliada para tomada de decisões e planejamentos.

Se jogar futebol estimula o cérebro, dentre outros benefícios, podemos considerar a recíproca como verdadeira? Exercitar a massa cinzenta ajudaria a melhorar o desempenho no futebol? Segundo a pesquisa, sim.

Como a ginástica para o cérebro pode melhorar o desempenho no futebol

Segundo Predrag Petrovic, neurologista e um dos autores da pesquisa, para um indivíduo ser um bom jogador é interessante desenvolver as suas atividades cerebrais. Para ele, a principal diferença entre um atleta com alto desempenho e os demais está no controle da mente, no aumento do foco, da concentração e da  agilidade de raciocínio – habilidades essenciais para uma performance de excelência.

Já de acordo com Howard Gardner, psicólogo americano, a inteligência corporal (habilidade motora), espacial (visão de jogo) e lógico-matemática são as funções cerebrais que fazem a diferença para o desempenho de jogadores de futebol.

A boa notícia é qualquer pessoa consegue aprimorar essas habilidades por meio de alguns exercícios diários. Tirar a mente da zona de conforto traz imensos benefícios para vida como um todo – não apenas para o futebol. Estimular o cérebro implica em obter maior rapidez de raciocínio, agilidade e capacidade de resolução de problemas, seja nos esportes, na vida profissional ou na vida pessoal.

Mas afinal, como desenvolver funções executivas indispensáveis para conseguir uma boa performance no futebol? Veja a seguir:

Exercite seu cérebro para melhorar o desempenho no futebol

Para conseguir melhorar seu desempenho no futebol, separamos alguns truques infalíveis para o seu cérebro. Veja quais são eles:

 Visão periférica

Muitas das jogadas geniais de Pelé, como o quarto gol da seleção na conquista do tricampeonato em 1970, estavam relacionadas com a visão de jogo do rei. Ou seja, a habilidade de perceber, em segundos, o que se passa à sua volta. Conhecida como visão periférica, essa consciência visual  expandida do campo  pode ser considerada um dom.  No entanto, alguns exercícios podem ajudar a desenvolver olhos de craque.

  • Chacoalhe os dedos na lateral da sua cabeça, sem olhar para a sua mão. Veja os dedos apenas pelos cantos dos olhos.  Você pode fazer isso o tempo todo, enquanto estiver lendo, no celular ou até trabalhando;
  • Estimule a sua visão noturna, quando estiver tomando banho, desligue a luz. Pode parecer loucura, mas atividades do escuro visam estimular as células bastonete, localizadas na retina periférica.

Raciocínio rápido

Quanto mais rápida a resposta do raciocínio, melhor o desempenho em campo, afinal, uma partida de futebol exige  agilidade. Uma das formas de conseguir desenvolver o raciocínio rápido são os jogos de tabuleiro e desafios matemáticos – capazes de deixar a nossa mente mais dinâmica. Quer praticar o raciocínio?

  • Tente algo diferente com atividades novas, jamais experimentadas, que estimulam o cérebro e ajudam a criar novas conexões neurais;
  • Treine sua memória e procure decorar números de telefone, nomes de ruas, receitas ou quaisquer outras informações da sua rotina.

Respiração correta 

A inspiração feita pelo abdômen reduz os efeitos do estresse no cérebro e auxilia no bom funcionamento das funções cognitivas.  Além disso, diminui os efeitos da fadiga e do cansaço e facilita a prática da corrida. Respire!

-Pratique a respiração quadrada que nada mais é do que apenas inspirar e expirar. É importante realizar uma pausa antes de cada uma dessas ações;

-Pratique a respiração abdominal deitada colocando as mãos sobre o abdômen e contando enquanto respira, para criar um ritmo. Inspire contando mentalmente até quatro e expire pelo mesmo tempo, sempre pelas narinas.

Foco e Concentração

Esses são itens essenciais para qualquer atleta. Estar preparado mentalmente é tão essencial quanto estar preparado tecnicamente e fisicamente; evitando distrações e controlando emoções. Concentre-se e desenvolva seu foco, diariamente, com pequenos exercícios na sua rotina.

-Ouça uma música e tente identificar os instrumentos do conjunto é um dos exercícios recomendados;

-Procure alimentos que possam trazer de volta algumas memórias da infância.

Agilidade mental

Saber os movimentos exatos no tempo certo acarreta em boas jogadas e o que assegura isso é a habilidade mental. Alguns exercícios ajudam a um bom funcionamento das funções executivas do cérebro como:

-Vista-se ou tire a roupa com os olhos fechados: pode parecer sem sentido, mas esse exercício melhora a coordenação, aumenta a união do hemisfério direito e do esquerdo, aprimora a motricidade fina, realiza mapas mentais sobre a distância existente de botão a botão, sobre como fechar o zíper, por onde introduzir os braços…

-Aprenda cinco palavras em outro idioma: não importa em qual língua ou se a cada dia é uma diferente. Para melhorar a agilidade mental, aprenda entre 3 a 5 palavras novas diariamente.

Quando colocamos o cérebro em ação, os resultados são visíveis. Além de melhorar seu desempenho em campo pode alterar verdadeiramente a sua configuração de jogo.  No final das contas, são apenas alguns exercícios diário como mudar o  percurso habitual pelos corredores do supermercado, escrever com a outra mão ou mudar a localização de objetos familiares que você normalmente pega sem pensar. 

O que acha de tentar?

A Joga é uma empresa de tecnologia para futebol no Brasil. Temos um aplicativo para oferecer aos jogadores amadores as mesmas possibilidades do jogador profissional. Você pode utilizar o app tanto no seu celular, utilizando um colete ou uma braçadeira, ou no smartwatch. Baixe agora o aplicativo Joga e evolua seu futebol.